faixa

faixa

sábado, 2 de junho de 2018

Professor da Rural fala de prevenção de pragas e doenças das orquídeas.



 “Fitotecnia a serviço da orquidofilia”. Com esse tema, o engenheiro agrônomo João Sebastião de Paula Araújo, professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), falou para uma plateia interessada e participativa no nosso segundo encontro de quinta-feira do mês de maio, em nossa sede.


           Nas considerações gerais, o professor João falou sobre cuidados preventivos com os insetos, objetos não esterilizados e até o uso de armadilhas luminosas como as placas coloridas que já se encontram à venda no mercado. Plantas penduradas, segundo ele, gozam de maior sanidade, porque não têm o fator contaminante de bancadas infectadas. Como material desinfectante, lembrou o hipoclorito de cálcio ou de sódio e a calda sulfocálcica como melhor preventivo para a ação dos insetos.
Segundo João Araújo, deve-se ainda ter cuidado ao adquirir uma planta nova, que precisa ficar de quarentena por um período de até uma semana, longe do orquidário. Nessa hora, um tratamento preventivo com a calda sulfocálcica é o indicado. Usar água de qualidade foi outra recomendação, sendo a de chuva a ideal, além de uma adubação com bom senso, que significa não adubar demais.
Veja a seguir, nas pranchas trazidas pelo professor, que o assunto daria tema para muitas palestras.






















fotos: Edson Cherem

Nenhum comentário:

Postar um comentário