faixa

faixa

domingo, 14 de agosto de 2016

Orquídeas e temperos – uma especialidade da casa.



Orquídeas floridas, sementeiras espalhadas pelos muros e uma profusão de mudas de plantas ornamentais, de temperos e, claro, de nossa paixão maior – as orquídeas. Esse foi o cenário que encontramos no último sábado de julho, dia 30, quando nossa van estacionou na porta da casa do nosso diretor técnico, Andrew Fogtman, em Magé, para mais uma excursão ao mundo orquidófilo. A postos, na entrada da casa, nosso anfitrião nos aguardava para uma agradável confraternização botânico-gastronômica.
        O tempero de dona Zenita, avó do Andrew, estava presente no empadão de frango – um dos quitutes preparados para a nossa chegada, entre os muitos outros da mesa farta em bolos, pães, doces, sucos, vinhos, água de coco, sem falar nos panelões de sopas deliciosas, que fizeram todo mundo voltar pra casa de barriga cheia. Ôpa! - mas esse não era o objetivo do encontro – provar delícias caseiras, mas certamente nos deixou a todos bem à vontade para conhecer o cultivo do agrônomo Andrew Fogtman.
 Num ambiente de plantas separadas por setores, em que os catassetum ficam no varal da varanda, para receberem a luz clara da entrada, e as terrestres mais rústicas se espalham pelo cimentão, Andrew nos falou das plantas de sombra, que cultiva em árvores, das bancadas autônomas e muito mais, como uma aula sobre como podar figueiras, que acabou se tornando um vídeo muito instrutivo. O fato é que nosso diretor técnico nos mostrou que, além de orquidófilo, é bom também na cozinha, e parece que pães e bolos são sua especialidade. Será? Talvez precisemos voltar lá para confirmar.

Logo na chegada, a horta nas garrafas pet

Aqui, tudo cresce

Uma mesa cheia de gostosuras



A varanda do Catassetum

Aula prática

Luzia - mãe coruja



Nosso presidente, Ricardo, e a plateia atenta

José Antônio Flores - até pra lá ele levou o chimarrão


A câmera atenta do pai do Andrew








As bancadas autônomas

O orquidário

Potinara Little Toshie 'H&R' 

As Walkerianas floridas

Laelia flava

Cattleya aurantyaca

Lc. Aloha Case coerulea
Hora do sorteio



fotos: José Antônio Flores e Lenita Villares

vídeos do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário