faixa

faixa

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Como cultivar orquídeas em apartamento.



Ela tem cerca de 140 plantas, super bem cuidadas, no que chama de seus orquidários: cinco, ao todo – cada um correspondendo a uma janela de um simpático apartamento no coração do bairro de Icaraí, em Niterói.  Ela é a dra. Solange Artimos de Oliveira, médica infectologista, professora da UFF e pesquidadora no Hospital Antonio Pedro, além de membro do conselho consultivo da Asson.
O que isso tem de mais? Na verdade, o que impressiona a quem chega no apartamento da dra. Solange é ver a qualidade do seu cultivo, que exibe plantas muito saudáveis com folhas e raízes sem marcas de cicatrizes, fungos, bactérias ou o que for. E nós fomos ver isso de perto, Maria do Rosário de Almeida Braga, Lúcia de Melo Provenzano e eu, Lenita Villares, lá, do outro lado da baía.
Acontece que a dra. Solange é orquidófila há somente cinco anos, desde que adquiriu a primeira planta – uma Phalaenopsis branca -, numa exposição da OrquidaRio. Vivíssima, florida e muito saudável, essa Phalaenopsis é uma das muitas orquídeas da coleção dessa pesquisadora que desenvolveu toda uma técnica de regas e adubação de suas plantas – a maioria espécies, porque híbrido ela só coleciona se ganhar.
Você pode ver um pouco de tudo isso nas fotos, aqui, mas detalhes do cultivo e da técnica desenvolvida por essa grande estudiosa que não usa agrotóxicos nas suas plantas você vai ficar sabendo em breve, na próxima edição da Revista Orquidário, que já já está chegando por aqui. Aguarde. Em tempo, com o mesmo cuidado que dedica às suas plantas, a dra. Solange nos recebeu carinhosamente, com quitutes que prepara ela mesma, mas aí é uma outra história.

 a primeira Phalaenopsis
proteção contra o sol
Vandáceas
cultivo super cuidadoso
folhagem perfeita
o canto da lavagem
bancada da cozinha
 detalhes do cultivo

 o lanche feito com carinho
 walkeriana e nobilior se deram bem lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário