faixa

faixa

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Visita ao Forte do Leme





                                por M. Rosário de Almeida Braga
                                fotos: Tim Moulton

Sábado, 29 de junho - a manhã estava radiosa.  Marcamos nosso encontro no final do Leme, pois queríamos comemorar o aniversário da OrquidaRio de uma maneira diferente.  A idéia de um passeio para mobilizar os sócios foi do Luciano, nosso diretor técnico.  A idéia de uma visita ao Forte do Leme foi da Delfina, que já conhecia o local e seu potencial http://delfinadearaujo.com/on/on23/pages/del01.htm. Resultado: foi ótimo. 
Delfina convidou seu amigo Plinio Senna para ser o guia do grupo, já que ele é o principal responsável pelo eficiente projeto de reflorestamento de vários morros daquela região (correspondendo à APA do Morro do Leme).  O bem sucedido projeto, que começou em 1987, deu origem ao recém-criado “Parque Municipal Paisagem Carioca”. Para quem tiver curiosidade e não pode estar conosco, veja alguns detalhes em www.morrodoleme.tripod.com/hist.htm. 
E as orquídeas?  Lindas populações de Brassavola tuberculata crescendo sobre rochas inclinadas, expostas ao sol e à maresia; uma espécie de Eltroplectris a ser identificada; Habenaria leptoceras em flor crescendo na beira do caminho, uma touceira enorme de Epidendrum denticulatum, em flor e cheia de frutos; várias plantas de Oeceoclades maculata e Vanilla sp crescendo na sombra da mata. 
O grupo?  Pena que não estávamos todos, mas quem foi gostou. E foi muito boa a experiência de termos alguns sócios da AmaLeme conosco, além da querida Marta Moraes, do Orquidário do Jardim Botânico.  Precisaremos repetir outros momentos como este.    








Nenhum comentário:

Postar um comentário