faixa

faixa

sábado, 31 de dezembro de 2016

Natal dos 30 anos levou sócios à sede.




    Doces, orquídeas, salgados, orquídeas, bebidas, orquídeas...   São assim os festejos dos orquidófilos. Foi assim mais uma vez na nossa comemoração de fim de ano. Mais um ano, 30 anos depois do primeiro Natal na sede e a OrquidaRio driblando a crise pelo amor dos sócios, que compareceram no dia 8 de dezembro para mais um festejo natalino na Visconde de Inhaúma, 134.


             Em meio às comemorações e confraternizações, o tradicional sorteio de plantas fez mais uma vez a festa para os mais sortudos, que levam sempre as boas plantas doadas pelos sócios e pelos orquidários amigos. Veja, a seguir, um breve registro do evento e aguarde mais fotos.


  








fotos: Andrew Fogtman

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Com tempo bom, “Orquídeas na primavera” teve público grande e interessado.

Público numeroso e cada vez mais interessado foi o saldo deste ano de “Orquídeas na Primavera”. Ocorrida nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a nossa já tradicional exposição de setembro do Jardim Botânico do Rio bombou. O público percorreu interessado não somente a área de exposição e de vendas como lotou as oficinas de cultivo e as palestras, como a da nossa sócia Solange Artimos de Oliveira, que ensinou como cultivar orquídeas em apartamento.
A exposição abriu na sexta-feira, como normalmente ocorre, tendo como novidade um café da manhã oferecido aos orquidários nossos parceiros, como agradecimento pela parceria nesses 30 anos de existência. Itaorchids, Alto da Serra, Oriental, Viko, Vandário Paraty, Orquidário Paulista, Orchidcastle, Imperial, Kenji Okabe, Orquidário Binot e Bela Vista foram os parceiros nessa exposição, que já faz parte do calendário da cidade.

Veja agora as fotos das plantas premiadas e de todo o evento.

Prêmio de Melhor Planta da Exposição
( fita Azul e Branco)(Medalha de Ouro)
Laeliocattleya Larissa Orquidário Alto da Serra 


Visita ao Itaorchids fechou agosto com muito gosto.


Agosto não tinha terminado quando a animada turma de sócios da OrquidaRio atravessou a ponte Rio-Niterói rumo a Itaboraí, para mais uma visita que resulta sempre em rostos felizes e mãos carregadas de sacolas de plantas no fim do passeio. Mesmo que com menos dinheiro no bolso.
Foi a visita ao orquidário Itaorchids, do nosso amigo Jorge Luis Abreu da Silva, que recebeu a galera com uma mesa farta ao lado de sua esposa Isabel, no último sábado de agosto, dia 27. Quem não foi, confira o que perdeu.



domingo, 14 de agosto de 2016

Orquídeas e temperos – uma especialidade da casa.



Orquídeas floridas, sementeiras espalhadas pelos muros e uma profusão de mudas de plantas ornamentais, de temperos e, claro, de nossa paixão maior – as orquídeas. Esse foi o cenário que encontramos no último sábado de julho, dia 30, quando nossa van estacionou na porta da casa do nosso diretor técnico, Andrew Fogtman, em Magé, para mais uma excursão ao mundo orquidófilo. A postos, na entrada da casa, nosso anfitrião nos aguardava para uma agradável confraternização botânico-gastronômica.
        O tempero de dona Zenita, avó do Andrew, estava presente no empadão de frango – um dos quitutes preparados para a nossa chegada, entre os muitos outros da mesa farta em bolos, pães, doces, sucos, vinhos, água de coco, sem falar nos panelões de sopas deliciosas, que fizeram todo mundo voltar pra casa de barriga cheia. Ôpa! - mas esse não era o objetivo do encontro – provar delícias caseiras, mas certamente nos deixou a todos bem à vontade para conhecer o cultivo do agrônomo Andrew Fogtman.
 Num ambiente de plantas separadas por setores, em que os catassetum ficam no varal da varanda, para receberem a luz clara da entrada, e as terrestres mais rústicas se espalham pelo cimentão, Andrew nos falou das plantas de sombra, que cultiva em árvores, das bancadas autônomas e muito mais, como uma aula sobre como podar figueiras, que acabou se tornando um vídeo muito instrutivo. O fato é que nosso diretor técnico nos mostrou que, além de orquidófilo, é bom também na cozinha, e parece que pães e bolos são sua especialidade. Será? Talvez precisemos voltar lá para confirmar.

Logo na chegada, a horta nas garrafas pet

Aqui, tudo cresce

Uma mesa cheia de gostosuras

terça-feira, 26 de julho de 2016

OrquidaRio festeja 30 anos dedicados à orquidofilia.



No dia 14 de julho, os sócios da OrquidaRio se reuniram na sede, no centro da cidade, para comemorar 30 anos de existência dedicados à orquidofilía e fazer votos de que mais outros 30 venham por aí. Muitos salgados, doces, bebidas e o champagne para brindar o sucesso de uma longa caminhada de luta pelo reconhecimento da importância da preservação das nossas espécies. Não poderia faltar o já tradicional sorteio de plantas, doadas pelos sócios. Vida longa!


Orquídeas no Museu 2016: sucesso de público e vendas.



Se São Pedro ajudou, o público prestigiou e os quatro orquidários que participaram de Orquídeas no Museu este ano – Orquidário Imperial, Orquidário Binot, Itaorchids e Vico -, no Museu da República, no Catete, conseguiram esvaziar seu estoque de plantas.
Talvez por não ter chovido, como já aconteceu em anos anteriores, talvez porque a vida esteja precisando ficar mais florida, o fato é que, do dia 8 ao dia 10 de julho últimos, o público amante de orquídeas percorreu empolgado as alamedas do jardim do Palácio do Catete, em busca de mudas dessa planta tão especial.
Veja agora as fotos do evento e as plantas premiadas.


Rhynchostylis gigantea 'orange'1 Melhor Planta da Exposição

sábado, 2 de julho de 2016

Um grande passeio à Vargem Grande.



Sábado, 25 de junho, 9 e meia da manhã, centro da cidade: dia frio, mas ensolarado. Dentro da van, uma turma alegre deixa nossa sede, em direção à Vargem Grande, para conhecer onde nossa sócia Júlia Apelt cultiva suas orquídeas. O caminho foi longo mas, pelas expressões do pessoal, valeu a pena.
Na chegada ao sítio, a paisagem já mostrava o que viria. Logo, uma mesa farta reuniu a galera para uma aula informal sobre pragas e doenças, dada pelo diretor técnico da OrquidaRio, Andrew Fogtman, onde nossa jovem sócia e futura mamãe formalizou as boas-vindas.
E teve mesmo de tudo: bolo surpresa para a outra Júlia, a Galheigo, uma das aniversariantes do mês, a “volta aos bons” do nosso diretor financeiro Sérgio Macedo, e até uma aula sobre abelhas, dada pela aniversariante Júlia Abelha, quero dizer, Júlia Galheigo, e a tradicional “chorada” por mudas, da qual nossa companheira Antônia Clarinda tanto gosta.
Antonia, por sinal, era outra das que aniversariaram no mês de junho, bem como nosso diretor Sergio Macedo. Parabéns a todos e parabéns à nossa querida futura mamãe Júlia qui..., ops, Júlia Apelt, pelo sucesso do encontro. Tintim!

Saindo da sede


A entrada do sítio

domingo, 26 de junho de 2016

Orquídeas Olímpicas em Copacabana: chegando com tudo. Catarse-se.




Mais uma etapa do projeto Orquídeas na Cidade Olímpica movimentou dessa vez o bairro mais famoso do Rio. No sábado, dia 18, o projeto chegou a Copacabana e a princesinha do mar ficou também florida. Sócios da OrquidaRio reuniram-se no quiosque das Organizações Globo, onde o IEVA (Instituto Eventos Ambientais) realizava um evento sobre sustentabilidade, e uma oficina sobre cultivo de orquídeas em árvores ensinou a maneira correta de amarrar as plantas. Em seguida, as mudas foram levadas para as árvores das ruas próximas. Veja mais em: https://www.facebook.com/groups/orquideasnacidadeolimpica/
Desde o dia 22 de junho, o projeto Orquídeas na Cidade Olímpica entrou no programa de financiamento coletivo do Catarse. Quem quiser participar tem até o dia 21/08/2016 às 23h59min59s. Faça parte desse projeto, clicando em: https://www.catarse.me/orquideasnacidadeolimpica…






terça-feira, 7 de junho de 2016

Orquídeas na cidade olímpica – um projeto que floresce a cada dia.



O projeto “Orquídeas na cidade olímpica”, lançado oficialmente no dia 29 de abril, na abertura de nossa exposição “Orquídeas no Jardim”, no Jardim Botânico do Rio, juntamente com a homenagem aos atletas olímpicos e paraolímpicos, está crescendo. De uma ideia que parecia sonho do nosso sócio Fernando Potsch, ele vem ganhando espaço na mídia e conquistando adesões. Em parceria com a OrquidaRio, Fernando, que dirige a Casa das Orquídeas – uma ONG cujo objetivo, entre outros, é conscientizar os diversos públicos da importância da preservação ambiental e das orquídeas, em especial da Laelia lobata, tem movimentado a cidade.
No dia 28 de maio, um sábado, pela manhã, 50 orquídeas foram plantadas na Rua Vicente de Souza, em Botafogo, a uma quadra do supermercado Zona Sul da Rua Bambina, um dos apoiadores do projeto. Com a ajuda de sócios da OrquidaRio, membros da comunidade e o apoio fundamental do gerente e de funcionários do Zona Sul, que ofereceu lanche para os participantes, as árvores de Botafogo ficaram mais bonitas.
A importância desse projeto, além de atuar em parceria com outras ações sociais importantes, como o Pro-Florescer, do JBRJ, que prepara jovens entre 16 e 18 anos para inserí-los no mercado de trabalho, oferecendo cursos profissionalizantes de jardinagem, de monitoramento ambiental e de auxiliar administrativo, é ainda, pros apaixonados por orquídeas, mais fundamental. Com essa ação, vamos conseguindo mostrar a maneira correta de colocação de orquídeas em árvores e evitar as aberrações que costumamos ver por conta da ignorância total do assunto pela maioria da população, cujo amor por essa planta tão especial vem aumentado a olhos vistos. Leia mais sobre o projeto em: Facebook: Orquídeas na cidade olímpica



Supermercado Zona Sul - uma parceria importante
                          

quarta-feira, 18 de maio de 2016

“Orquídeas Olímpicas” no Jardim Botânico do Rio.

Às vésperas do Rio de Janeiro se tornar a sede dos jogos olímpicos de 2016, a OrquidaRio resolveu homenagear nossos atletas medalhistas mais premiados nas categorias vela, vôlei e natação, com uma placa comemorativa dos seus 30 anos e uma orquídea especial, que levou o nome de cada um. A homenagem abriu a exposição “Orquídeas no jardim” deste ano, na sexta-feira 29 de abril, com um brunch no foyer do teatro do Espaço Tom Jobim. O tema da exposição, como não poderia deixar de ser, foi orquídeas olímpicas. A planta escolhida -  Cattleya walkeriana – foi ofertada pela Orchid Brazil, especializada em aprimoramento genético da espécie, que deu a cada exemplar o nome de um atleta.
           Jacqueline Silva, Adriana Behar, Giovane Gávio e Fernanda Venturini foram alguns dos 19 atletas homenageados que compareceram ao evento, entre olímpicos e paraolímpicos, mas mesmo os que não puderam comparecer mandaram seus representantes e houve até uma mensagem gravada, enviada por Tande. A solenidade foi prestigiada por Cláudio Nicoletti, do Jardim Botânico, que ajudou a entregar os certificados aos atletas, juntamente com o presidente da OrquidaRio, Ricardo de Figueiredo Filho, e a idealizadora do evento, Delfina de Araujo.
A concorrida cerimônia foi coroada pelo sucesso da bela mesa do café da manhã criada a várias mãos pela nossa vice-presidente, Lucia de Mello Provenzano, nossa diretora social, Vera Lucia de Oliveira Gomes, as Júlias Apelt e Galheigo e teve vários colaboradores. São eles que nomeamos a seguir, em justo reconhecimento. Como resultado, foi uma mesa farta com vários quitutes naturais, bem ao gosto dos atletas.
Nesse clima, tivemos um emocionado agradecimento de Jaqueline Silva, que admitiu ter recebido pela primeira vez uma flor tão bonita como a orquídea, e o lançamento oficial do projeto “Orquídeas na cidade olímpica”, do nosso sócio Fernando Potsch, com o apoio da OrquidaRio. Veja a seguir a lista dos atletas homenageados, dos nossos colaboradores e as plantas vencedoras da exposição, bem como as fotos de todo o evento.

Atletas homenageados:

Adriana Behar
 Adriana Samuel
 Bernardinho
 Clinio de Freitas
 Edu Penido
 Fabi Alvim
 Fernanda Venturini
 Giovane Gávio
 Jacqueline Silva
 Jonathan Santos
 Jorge Fernandes
 Karla Cardoso
 Kiko Pellicano
 Lars Grael
 Monica Rodrigues
 Ricardo Prado
 Sandra Pires
 Tande
 Torben Grael

 Sócios que colaboraram para o sucesso da homenagem:

1- Julia Appelt
2- Vera Lúcia Gomes
3- Vera Regina Passos
4- Lucia Mello
5- Jovita Marques Agra
6- Lenita Villares
7- Anita Fiszon
8- Peter Tavares
9- Edson Cherém
10- Sérgio Velho
11- Andrew Fogtman
12- Eliomar Santos
13- Dione Leal
14- Maria Júlia B. de Carvalho


Gomesa recurva 'FS' – Melhor planta da exposição – Medalha de ouro – Fernando Setembrino – OrquidaRio

domingo, 10 de abril de 2016

Tomates, batatas e bananas fazendo a cama para o cultivo de orquídeas.



Mais uma vez estávamos na van do senhor Lino por causa das orquídeas, e mais uma vez rumo a Maricá, lugar ensolarado e acolhedor que, embora não consiga agradar ao nosso prefeito, agradou bastante aos sócios que se encontraram na sede da OrquidaRio no último dia 2, a fim de conhecer o Orquidário Anaflora e a figura cativante do “seu” Alberto.
Oriundo da Florália, na época R. Altemburg Agrico-Industrial, onde teve seu primeiro contato com o mundo das orquídeas, Alberto da Costa, o “seu” Alberto, cuida hoje do Anaflora Orquidáceas ao lado da mulher Walma e com a ajuda do filho Eduardo, onde tem cerca de 2.500 matrizes de espécies e híbridos e onde nos recebeu para uma “aula” de como preparar o meio de cultura e fazer a semeadura de sementes de orquídeas em frascos.
Com tomates, batatas, bananas e outros ingredientes mais, além de muita criatividade, ele preparou o meio de cultura para uma turma atenta que acompanhou o passo-a-passo de todo o processo, antes de partir para conhecer as estufas e não resistir à tentação de adquirir uma planta que fosse  - ou muitas, e voltar pra casa com a sacola cheia de mudas, como aconteceu com alguns de nossos associados.
Segundo Eduardo Costa, um dos três filhos do “seu” Alberto, o Anaflora tem convênio com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de Campos, com o CEFET, do Rio, que encaminha seus alunos semestralmente para conhecerem o laboratório de semeadura, bem como com a Escola Agrícola de Itaboraí. Com cerca de 250 m2 de estufas, o orquidário tem matrizes espalhadas nas árvores, que pudemos ver e apreciar de perto. Bela visita.


A van do sr. Lino
Chegando ao Anaflora

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Muitas flores e a hospitalidade gaúcha no alto da serra de Petrópolis.



A van do senhor Lino subiu lotada a serra de Petrópolis, no penúltimo dia do mês de janeiro, dia 30, rumo a mais uma visita a orquidários, que vimos realizando com sucesso desde setembro de 2014. Na verdade, quase lotada, com 14 pessoas, ávidas por conhecer o Orquidário Aspasia (na van cabiam 15), do nosso sócio José Antônio Flores. Gaúcho de Erechi, José Antônio nos recebeu com muitas flores, sem trocadilhos, e o indefectível chimarrão - e nos mostrou um orquidário bem cuidado e organizado, com cerca de 2 mil plantas, entre espécies e híbridos, que ele coleciona há mais de 30 anos.
Era sábado e a temperatura em Petrópolis estava deliciosa, amena, bem diferente do calorão do Rio. Do nosso grupo de sócios, surgiram mais três pessoas, que foram por conta própria, fora os amigos que já se achavam no local, onde tivemos uma recepção simpaticíssima, com a doce presença da dona da casa, Aspasia, com quem José Antônio é casado há 37 anos, e que deu nome ao belo orquidário. A casa dos Flores, onde está o orquidário, fica próxima ao Parque Crèmerie e tinha orquídeas em todos os cômodos, mas muito mais, obviamente, no próprio orquidário.
Noventa e cinco por cento das plantas do nosso anfitrião estão em vaso de barro, que José Antônio prefere aos de plástico, o que faz com que ele precise regar mais. “Rego todo dia, no verão, cada uma das minhas plantas, e de três em três dias no inverno” – diz ele, que não usa aspersor e molha cada planta ele mesmo.
Apaixonado por orquídeas desde criança, José Antônio é daqueles que se dedicam de corpo e alma às suas plantas – 24 horas, todo dia – e acreditam que água é o melhor tratamento, mais importante mesmo que adubação, que ele faz uma vez por mês, ou a cada dois meses, conforme tem vontade. O fato é que saímos da visita duplamente abastecidos. Além do delicioso cachorro quente da Aspasia, com um pãozinho francês maravilhoso de Petrópolis, ainda ganhamos, cada visitante, uma planta sorteada por José Antônio. Agradecemos a hospitalidade gaúcha e queremos dizer que gostamos da visita uma barbaridade!

Chegando em Petrópolis

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Primeira reunião do ano, na Mineira.



          Um fim de tarde super agradável na Mineira, de Botafogo, com direito a torresminho, caldo de feijão, feijão tropeiro e algumas batidas, entre outros quitutes e doces variados, levou uma pequena turma de sócios a se confraternizarem em nossa primeira reunião do ano. O encontro aconteceu na tarde do dia 5 deste mês e esperamos que tenha sido o primeiro de muitos do ano que começa. Saúde!
          E que venham outras confraternizações mais em 2016!