faixa

faixa

domingo, 28 de junho de 2015

Visita ao Orquidário São Francisco de Assis.



Manhã do dia 13 de junho - dia de santo Antônio: o santo nos ajudou e, depois de uns dias chuvosos, estávamos todos a postos, sob o sol de outono, em frente à sede da OrquidaRio, no centro, para tomar a van que nos levaria a um orquidário do outro lado da baía: o Orquidário São Francisco de Assis, do nosso companheiro Edson Cherém. Com tanto santo, não poderia dar em outra coisa senão numa grande visita.
Lotamos uma van com 14 pessoas e fomos em direção a Maricá, onde Cherém nos aguardava com um lanche, logo na chegada. Dali pra frente, fomos conhecer o cultivo do nosso anfitrião, onde cattleyas walkerianas, nobilior e outras somam-se a catasetuns, bulbophylluns, vandas e muitas mais, entre espécies, híbridos, bromélias e tillandsias. Abençoado por São Francisco de Assis, o orquidário tem a energia poderosa do santo protetor dos animais, e, com certeza, desses últimos, que ali convivem harmoniosamente, como se soltos na natureza.
E assim realizamos nossa terceira visita da série que estamos nos propondo, com o objetivo de proporcionar aos sócios novos a oportunidade de ver de perto diferentes tipos de cultivo, que vão do pequeno cultivador ao orquidário comercial. A primeira visita foi em outubro do ano passado, quando fomos conhecer as orquídeas do nosso diretor técnico, Luciano Ramalho; a segunda, em janeiro deste ano, no evento “Florália de portas abertas”. Em breve, anunciaremos nossa quarta visita. Veja agora, as fotos do local.



 A chegada

São Francisco de Assis talhado

 Recepção


 São Francisco esculpido
Visão geral do orquidário
Cherém

O Vandário



A turma toda
 Brida ou Brenda?
 Só corujando
Isso é felicidade - obrigada pela recepção, Cherém

fotos: Lenita Villares e Rodrigo Cherem

domingo, 21 de junho de 2015

Arquivo Nacional exibe mostra de orquídeas, fotografias e ilustrações botânicas do Rio de Janeiro.

Quem visitou o Arquivo Nacional na semana passada teve a oportunidade de ver uma mostra das mais interessantes - “Orquídeas do Rio de Janeiro: diversidade, documentação e conservação”. Inaugurada no dia 16 junho e com término previsto para o dia 16 de julho, a mostra, organizada e realizada pela OrquidaRio,  exibiu também fotografias de Sérgio Araújo, ilustrações botânicas de Dulce Nascimento e plantas vivas, além de oficinas e palestras.
O evento surgiu por conta do convite feito pela Assistente de Direção Geral do Arquivo Nacional, Beatriz Biancardini, e contou ainda com uma oficina de cultivo, a cargo do nosso vice-presidente, Ricardo de Figueiredo Filho, uma de ilustração botânica, dada por Dulce Nascimento, e as palestras:“O estudo das orquídeas na cidade do Rio de Janeiro”, com Delfina de Araújo, e “As orquídeas da cidade do Rio de Janeiro, riscos e conservação”, com Maria do Rosário de Almeida Braga.
Inaugurada para ficar por apenas três dias, a exposição de plantas pode voltar antes do término do evento, do qual fizeram parte ainda os orquidários: Ara Botânica, Florália, Binot, além, naturalmente, da própria OrquidaRio. Não perca.

                                  




















 Catasetum macrocarpum Rich. Ex Kunth. Reprodução de aquarela de Dulce Nascimento




Cyrtopodium paranaenese Schltr. Reprodução de aquarela de Dulce Nascimento
 


 Houlletia brocklehurstiana Lindl.Reprodução de aquarela de Dulce Nascimento


 Miltonia spectabilis. Reprodução de aquarela de Dulce Nascimento

Pleurothallis pectinata Lindl. Fotografia de Sergio Araújo


 Oncidium divaricatum Lindl. Fotografia de Sergio Araújo
 Acianthera bragae Ruschi F. Barros. Fotografia de Sergio Araújo



Brifenaria aureofulva Hooker Lindl. Fotografia de Sergio Araújo


 Pelexia novofriburgensis. Fotografia de Sergio Araújo



 Hadrolaelia lobata Lindl. Fotografia de Sergio Araújo



Huntleya meleagris Lindl. Fotografia de Sergio Araújo


 Cyclopogon argyrifolius. Fotografia de Sergio Araújo



                                           Delfina de Araújo


Fotos: Lenita Villares